Serviços

Analise de Iluminância

Analise de Iluminância

A iluminação adequada dos ambientes de trabalho aumenta a produtividade das pessoas.

A intensidade de luz que incide sobre o ambiente de trabalho deve ser suficiente para garantir uma boa visibilidade. Para as tarefas normais, como leitura, montagens de peças e operações com máquinas, deve-se aplicar uma intensidade de luz suficiente para tarefas com bons contrastes, sem necessidade de percepção de muitos detalhes.

A luz deve ser posicionada, em relação à tarefa, de modo a evitar os reflexos e as sombras. Nos trabalhos com monitores, deve-se tomar especial cuidado para evitar os reflexos sobre a tela. Os reflexos podem ser evitados com uso de luz difusa no teto. Isso pode ser feito também substituindo as superfícies lisas e polidas das mesas, paredes e objetos, por superfícies rugosas e difusoras, que disseminam a luz.

Os projetos de iluminação dos ambientes de trabalho raramente se preocupam com o tipo de tarefa que será realizada no local mesmo existindo a exigência legal da NBR-5413 (Norma de Iluminação) NR-9 (Norma de Prevenção de Riscos Ambientais).

Excesso de luz é um problema comum nas empresas e nos escritórios, onde muita luz, no entanto, não significa luz adequada. Pelo contrário, pode atrapalhar e gerar uma sensação de desconforto.

Ao longo do dia, as pessoas têm necessidades diferentes, normalmente decrescentes de iluminação. Identificar essa variação pode ajudar no rendimento do trabalho.

Iluminação com cores diferentes torna o ambiente de trabalho menos monótono, causando uma sensação de bem-estar.

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgPalestras/ABAAAgSAAC-30_ef805.jpg