Notícias

O Eletroencefalograma

Terça-feira, 27 de 09 de 2016

É um exame que registra a atividade elétrica do cérebro e que detecta alterações que possam justificar sintomas neurológicos. As anormalidades são identificadas conforme o traçado das ondas cerebrais no monitor do equipamento e no papel.

Para que serve?O EEG (Eletroencefalograma), tem na identificação, na classificação e no acompanhamento das epilepsias sua principal finalidade.

Servindo para investigar alguns distúrbios do sono, pode ainda ser útil para prestar esclarecimentos em outras enfermidades neurológicas, a exemplo de tumores cerebrais, demências e doenças degenerativas do sistema nervoso, mas apenas como método auxiliar.

Como é feito? Há necessidade da colocação de alguns eletrodos, ou seja, de sensores próprios para captar a atividade elétrica cerebral, em pontos determinados do couro cabeludo, os quais são afixados com uma pasta apropriada para essa finalidade. 

Depois disso, a pessoa permanece todo o tempo do EEG  na sala de exame, que procura reproduzir um aconchegante quarto, com temperatura amena, pouca iluminação e silêncio. É nessas condições ambientais que o registro da atividade do cérebro começa, sendo feito com o indivíduo acordado, em estado de sonolência e também durante o sono.

Além disso, inclui uma fase de hiperventilação, em que a pessoa precisa respirar fundo, mais rápido que o usual, por alguns minutos, e uma fase de fotoestimulação intermitente, com exposição a uma luz estroboscópica, semelhante às usadas em discotecas. Somando o período de colocação e remoção dos eletrodos, o exame demanda cerca uma hora.

O procedimento não é capaz de "ler a mente ou medir o grau de inteligência nem de diagnosticar uma doença mental". 

Galeria https://souzamattos.com.br/imagens/imgNoticias/6c372a5b487cb0a5c4747a355ad894ca-315210_0d23e.jpeg